The South Base

ONE STEP CLOSER

Recolocar o Brasil na posição de centro próximo e confiável para abastecimento das marcas norte-americanas.

The South Base é a nova marca que tem o importante objetivo de dinamizar o segmento calçadista brasileiro com foco na exportação private label para os Estados Unidos. 

O desafio

O Brasil já foi importante pólo de abastecimento de calçados para marcas norte-americanas. Ao longo do tempo, este protagonismo foi perdido. Hoje o país ainda exporta, mas um volume bastante baixo comparado ao consumo norte-americano. Muitas ações foram e são feitas, porém com o foco principal em vender as marcas brasileiras no exterior. Pouco realizado no sentido de dinamizar os grandes volumes de exportação private label (com a marca do cliente). 

Zimmer

A estratégia

Realizamos um profundo entendimento junto ao Pacto Calçadista, a marca inicial deste movimento, bem como seus líderes para compreender todos os diferenciais da oferta calçadista brasileira. Também estudamos várias pesquisas realizadas com o consumidor e com as marcas norte-americanas a respeito de suas demandas e necessidades. De um lado, a oferta de calçados vindos dos fornecedores asiáticos gera uma série de incertezas, enquanto o comportamento mais volátil do consumidor norte-americano aprofunda ainda mais as dificuldades das marcas. Assim, foi possível direcionar o caminho para a nova marca.

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As soluções

Estabelecemos orientadores fortes de marca. A partir deles, fizemos a criação do nome The South Base. O nome reforça o fato de sermos uma base localizada no mesmo continente, sendo o maior cluster calçadista das Américas. The South Base é uma extensão natural da cadeia produtiva americana, não um fornecedor estrangeiro distante. Dentro do conceito e da busca por nearshoring, isso faz todo sentido. A identidade visual reforça com um símbolo que une Brasil e EUA, reforçando a proximidade estratégica. As cores azul-marinho e vermelho, inspiradas na bandeira dos EUA, transmitem confiança e energia. Seu posicionamento traz a manchete One Step Closer, mostrando proximidade, não apenas geográfica, mas de relacionamento e cultura. Assim, as marcas norte-americanas podem ter a velocidade necessária para superar as incertezas da demanda e da oferta., mirando a lucratividade.

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Os resultados

The South Base foi lançada no mercado com muito sucesso, catalisando a atenção e mobilizando o cluster calçadista brasileiro, assim como seu mercado-alvo dos Estados Unidos, através da FDRA (associação que reúne os distribuidores e varejistas de calçados nos EUA).

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